Diagnóstico - Identificação do problema
Através do contato com os dirigentes da organização, são identificados os problemas e as expectativas com relação à resolução dos mesmos.
Na seqüência, se inicia a fase de levantamento.
O objetivo da etapa de diagnóstico é fornecer uma situação inicial da organização.
Plano de ação:
A definição do plano de ação ou estratégia de mudança deve se apoiar no diagnóstico realizado.
O plano de ação deve levar em consideração as metas e prazos, as técnicas de intervenção que serão utilizadas, os grupos-alvo e os resultados esperados.
- Diagnóstico (Identificação do problema);
- Plano de Ação (estratégia de implatação);
- Intervenção (implantação das mudanças);
- Avaliação e controle
Intervenção:
A intervenção consiste em um conjunto de atividades previstas para os grupos-alvo.
O sucesso da intervenção depende do acerto da escolha da estratégia.
As atividades de intervenção compreendem também o processo de conscientização e fixação de valores que devem permear todo processo.
A avaliação é a última etapa de um ciclo e início de outro.
Consiste em comparar o desempenho antes e depois do processo de mudança. Alguns aspectos considerados:
Rotatividade de pessoal - Horas trabalhadas Produtividade – Custos - Perdas e desperdícios - Horas de trabalho - Lucratividade - Posição no mercado
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