Estou lendo o livro "Gestão de Custos" do meu colega Miguel Juan Bacic e achei pertinente compartilhar com meus leitores do Blog, os conceitos que ele descreve muito bem sobre Custos e Concorrência. Observei a profundidade e a precisão com que o Miguel descreve o tema e passo um post de adaptação.
Observar e construir uma estratégia competitiva e sustentável é o que baseia o texto e o que norteia os movimentos das empresas/indústrias concorrentes.
Compreensão da regras da concorrência e o reconhecimento dos sinais de mercado não procurar estratégias que envolvam descontinuidades competitivas e tecnológicas para ganhar posição.
Manutenção de hipóteses realistas sobre a indústria e a própria posição relativa. Não superestimar as capacidades próprias a ponto de desencadear uma batalha para ganhar parcela do mercado nem subestimá-las a ponto de não atacar uma empresa entrante.
Possuir uma estratégia que preserve e reforce os elementos desejáveis da estrutura industrial, subindo barreiras de entrada acentuado diferenciação e qualidade.
Conhecer os custos e fixá-los, de forma a permitir sua recuperação total. Não outorgar, de forma involuntária, subsídios cruzados e determinadas linhas de produtos nem subestimar o "overhead".
Texto de muito esclarecimento e direcionamento para o empresário que se preocupa com conteúdo e com academia. Entretanto, posso afirmar com muita segurança o quanto a academia admira esses conceitos.
Amigo acredite é uma leitura necessária cada vez mais.
Comentários