Pular para o conteúdo principal

Liliane Roriz comemora chamamento público para trem Brasília-Luziânia

Após assumir o protagonismo na busca pela construção de uma ferrovia que ligue Brasília a Luziânia, a deputada distrital Liliane Roriz comemorou nesta quinta-feira, 17 de setembro, a publicação do chamamento público que autoriza estudos de viabilidade para exploração dos serviços. A parlamentar havia reunido, em agosto, governadores de Goiás e do DF, Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, para tratar do assunto. O trem Brasília-Luziânia será a primeira ferrovia de transporte de passageiros por meio de Parceria Público Privada (PPP).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) o Chamamento Público. Mais de um milhão de pessoas podem ser beneficiadas com o transporte ferroviário entre as duas cidades. Para o dia 30 de outubro está prevista ainda a publicação do Chamamento Público para estudos da ferrovia que vai ligar Brasília a Goiânia.
“Sempre acreditei no projeto. A ferrovia é a saída para amenizar o problema das nossas vias. Hoje uma viagem de Brasília a Luziânia pode levar mais de duas horas, dependendo do horário. Estudos mostram que 15% dos trabalhadores do DF são do Entorno. Não era mais possível fechar os olhos para esse tipo de transporte público que já funciona há anos em todo o mundo”, afirmou Liliane.
Deputada Distrital Liliane Roriz
O projeto para ligar Brasília a Luziânia por meio de uma ferrovia foi idealizado pelo ex-governador Joaquim Roriz que chegou a apresentar o projeto ao governador Perillo. “Esse trem representa uma nova política pública de transporte ferroviário no país e beneficia muito os moradores da região do Entorno, que sofrem muito com o transporte público existente. Tomei esse projeto como questão de honra”, ressalta a distrital.
Liliane foi a grande responsável por buscar o entendimento entre os governos do DF e de Goiás com o governo federal para tirar o projeto de Roriz do papel. “Porém, não adiantaria nada, em meio a um país em crise, acreditar que essa obra seria realizada com dinheiro público. Então, apresentei o projeto para dezenas de empresas internacionais, inclusive estatais, para que elas entendessem a importância do projeto e a ferrovia fosse feita por meio de uma PPP”, explica a deputada.
De acordo com o Edital, à disposição dos interessados, a ferrovia terá 76 km e 14 estações entre Luziânia e a Rodoferroviária (DF). Moradores de Cidade Ocidental, Novo Gama, Santa Maria, Valparaíso, Jardim Ingá, Gama, Céu Azul, entre outras, serão beneficiados.
O projeto prevê duas linhas, sendo que a que existe será reaproveitada. A segunda será construída a partir do momento que a primeira entrar em operação.
Fonte: Assessoria da deputada Liliane Roriz

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza