Primeiramente investimentos são feitos com a cabeça, não com o coração um imóvel para investimento não precisa nos agradar, tem apenas que gerar lucro. Não iremos morar nele, não iremos trabalhar nele, iremos lucrar com ele.
Devemos encarar um imóvel para investimento como uma empresa onde temos que estudar os detalhes financeiros para descobrir como obter os maiores lucros sobre o dinheiro que investimos.
Um imóvel para investimento tem que ser visto apenas em seus números. Pode, por exemplo, ficar em uma vizinhança que não gostamos.
O segundo passo para o investir em imóveis é que devemos comprar bem. Isso significa que não podemos pagar mais do que o imóvel vale. E como saber quanto vale um imóvel?
Certamente não é olhando o valor que está sendo pedido pelos imóveis próximos. Descobrimos o quanto vale, em base a quanto estes imóveis estão sendo efetivamente vendidos.
Se você vai comprar um apartamento para alugar, verifique o valor dos aluguéis de outros apartamentos do mesmo tamanho no prédio. Se vai comprar para reformar e vender, calcule o valor pedido, o custo estimado para a reforma e o valor que os imóveis semelhantes estão sendo vendidos.
Para lucrar, devemos comprar bem.
O terceiro maior segredo sobre o investimento em imóveis é aquele atributo que todos gostam de falar: localização, localização, localização.
A localização deve ser avaliada em conjunto com o fim ao qual o imóvel se destina. Em uma rua cheia de lojas, será que um imóvel residencial é um bom investimento?
Por um lado existe a praticidade do comércio próximo. Por outro lado, tem o barulho. Para se decidir, qual tem maior peso no processo de escolha de quem será o morador final do imóvel?
Como dizia Theodore Roosevelt - Um dos presidentes americanos:
“Todo homem que investe em um imóvel bem selecionado, em uma comunidade próspera, adota o método mais seguro de se tornar independente. Imóvel é a base da riqueza”
O Grupo Lopes é considerado a maior empresa de consultoria imobiliária do Brasil. Já foi responsável pela intermediação de mais de 900 mil unidades de imóveis, conta com aproximadamente 15 mil corretores associados e está presente em 9 estados do Brasil.