Opinião
Não há nada que comemorar, pelo contrário temos que lamentar ocorridos nos últimos meses com nosso amado Brasil.Os agentes políticos e instituições que conduziram o processo de impeachement até aqui levam consigo uma pecha de corruptos e de sempre estarem envolvidos com interesses nebulosos.
Michel Temer PMDB, presidente do Brasil |
Reforma Política
"A Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais (EC) da legislação eleitoral, com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo seus defensores, maior correspondência entre a vontade do eleitor ao votar e o resultado final das urnas".Pouco referenciada no dia do afastamento da presidente Dilma e da posse de Michel Temer (PMDB) e com apoio da maioria no Câmara dos Deputados, 379 parlamentares, Temer terá uma base mais que suficiente para aprovar qualquer medida de reforma política que indica ficará para um segundo momento, devido a urgência e ao grau de gravidade da crise econômica, mas nem por isso é menos importante.
Reforma Tributária e as primeiras medidas
A manutenção dos projetos sociais criados pelo PT serão mantidos e a intenção do governo e melhora-los.
O equílibrio fiscal é o desafio imediato da equipe econômica liderada por Henrique Meirelles
A proposta mais ambiciosa, dentro desse pacote, será a fixação de um limite para o aumento dos gastos públicos. As despesas não poderão subir mais do que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior, dando previsibilidade à gestão das finanças.
Se o novo governo não conseguir consenso para cortes fortes da despesa terá que aumentar carga tributária. O Ministro do Planejamento Romero Jucá, começará pelo cortes de despesas antes que se cogite qualquer aumento de impostos. Além de o novo governo ter a chance de poder começar o ajuste fiscal e as reformas estruturais que o país precisa, terá que realizar uma reforma administrativa que possibilite a um aumento na contenção de despesas.
O corte na quantidade ministérios e em cargos comissionados já sinaliza um perfil econômico do governo.
As declaração em referência a contenção ou redução dos juros, por parte de integrantes do governo mas é iminente essa decisão pelo COPOM,
Foco no Crescimento
Quando o presidente em exercício Michel Temer sugere que não falemos em crise e que devemos trabalhar, ele deixa subentendido que muitas serão as distrações no sentido de perder o foco, principalmente da oposição "profissional" do Partido dos Trabalhadores que fadados ao desaparecimento não medirão esforços para que as Medidas Provisórias já encaminhadas ao Congresso Nacional, leia-se Câmara dos Deputados não sejam aprovadas. Isso quer dizer que atravancar o processo de reformas não significa um golpe? Já que essas medidas são de extrema necessidade ao país, mas principalmente aos mais pobres.E por fim o Brasil mudou de comando, mas não mudou de problema, mudou o grupo de oposição (os petistas são mais profissionais quando se trata de oposição e mais competente nas ações de mobilização partidária que o PSDB), mas não mudou os quadros que hoje ocupam a esplanada do ministério.
O Brasil mudou e fortaleceu a democracia, pois tirar do poder uma força política partidária de esquerda como o PT, de forma democrática e com todas as instituições funcionando significa que o povo amadureceu e cresceu na participação dos grandes temas. Parabéns ao povo brasileiro.
Comentários