Os empresários do comércio do Distrito Federal estão esperançosos com a
próxima data comemorativa para tentar reverter o desempenho ruim do
setor nos últimos meses. Segundo levantamento realizado pelo Instituto
Fecomércio, o Dia das Crianças deve gerar um crescimento de 3,71% nas
vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa apontou,
ainda, que a maioria dos consumidores brasilienses está disposta a
comprar presentes: 56,2% dos entrevistados têm a intenção de presentear.
A maioria dos consumidores que irão às compras vai gastar com brinquedos
(57,7%); vestuário (56,8%); calçados (48%); chocolate (14,1%);
eletrônicos (10,6%) e artigos esportivos (6,2%). O preço médio ficará em
R$ 118,26 por presente. A forma de pagamento mais citada foi cartão de
crédito (40,1%), como segunda opção o dinheiro (35,4%).
Já entre os empresários entrevistados, 43,8% declararam que aguardam
vendas maiores do que no ano de 2015. Já 34,3% apostam em vendas iguais e
22% disseram que as vendas serão piores.
Recuperação
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que normalmente o segundo semestre do ano é sempre melhor para a economia do que no início do ano. “O resultado das vendas das últimas datas comemorativas não foi satisfatório para o empresário, que vê nesse final de ano a chance de recuperar as vendas perdidas ao longo de 2016”, diz o presidente.
O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que normalmente o segundo semestre do ano é sempre melhor para a economia do que no início do ano. “O resultado das vendas das últimas datas comemorativas não foi satisfatório para o empresário, que vê nesse final de ano a chance de recuperar as vendas perdidas ao longo de 2016”, diz o presidente.
Ainda segundo Adelmir, pela primeira vez a pesquisa apresentou o motivo da baixa expectativa como sendo o fechamento de lojas. Apesar de apenas 2,3% registrarem tal justificativa, isso confirma as consequências da crise em segmentos que não conseguiram resistir.
Adelmir Santana
O levantamento do Instituto Fecomércio constatou ainda que apenas 15%
dos entrevistados declararam que devem ampliar seus estoques, este
mesmo indicador no ano anterior foi medido em 15,3% e em 2014 foi medido
em 50,4%.
Já em relação às estratégias de vendas o levantamento constatou que a
maioria dos lojistas (61,5%) utilizará promoções específicas para o Dia
das Crianças com a intenção de atrair consumidores. Desse total, 94,7%
utilizarão estratégias como promoções/descontos e divulgação
(Propaganda, Rede Social, Panfletos) para alavancar as vendas no dia das
crianças.
Fonte: Maria Eugênia/Metrópoles
Comentários