O deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), coordenador da bancada parlamentar do DF, na Câmara Federal, fez nesta sexta-feira (16), em coletiva aos blogueiros da Associação de Blogueiros de Política de Brasília (ABPB), um balanço das decisões e projetos da bancada federal.
O deputado chamou atenção para o desemprego e lamentou que Brasília não tenha uma política de desenvolvimento econômico. Disse que mais de 8 mil empresas mudaram para outros estados e até mesmo para o Paraguai onde são oferecidas melhores condições e incentivos. A diferença de alíquota do DF para Goiás é de 14%. Izalci Lucas está trabalhando num mega projeto que, se der certo, pavimenta seu caminho como candidato ao Palácio Buriti. Ele quer polos de desenvolvimento com a participação da comunidade, em cada cidade objetivando também criar mecanismos de geração de empregos.
Relatou uma reunião com o ministro da Defesa Raul Jungmann, pedindo apoio para utilização dos satélites do exército para levantar a real situação dos condomínios no Distrito federal. Isso poderá ser feito através de convênio com as forças armadas. Adiantou que 90% dos problemas enfrentados hoje com os condomínios poderiam ser resolvidos uma vez que, com o levantamento real da situação, o tribunal poderia decidir imediatamente.
Izalci falou de um encontro que teve com o governador Rodrigo Rollemberg há 15 dias. “ Ele me chamou e pediu que o PSDB apoiasse o seu governo. O governador reconheceu que algumas áreas estão deficitárias e com problemas. Ele acha que o PSDB pode auxiliar. A preocupação que eu vejo é que Brasília precisa de uma força tarefa integrada pelas autoridades e a própria população para recuperar a qualidade de vida do Distrito Federal”.
O líder tucano admitiu que na última eleição, a pedido do PSDB Nacional, apoiou e votou em Rodrigo Rollemberg objetivando cumprir acordo de base com vistas a Aécio Neves, tentar buscar o Palácio do Planalto. Afirmou que sabia que o Jofran Frejat tinha uma experiência muito maior, mas, “a pedido do nacional especialmente do presidente Aécio Neves, atendi e apoiei o Rollemberg. ”
Auxílio do PSDB no DF
Segundo Izalci Lucas, Rodrigo Rollemberg convidou o PSDB a participar da busca de soluções dos problemas do Distrito Federal. “Disse a ele que ia levar o assunto ao Aécio Neves e que conversaria também com o Geraldo Alckmin antes de fechar qualquer tipo de acordo. Estava aguardando tudo isso e, às vésperas da eleição da Mesa da Câmara Legislativa, ele me procurou e pediu se eu poderia me reunir com Robério (Robério Negreiros/PSDB) para tentar o apoio dele na Câmara Distrital. Falei que ligaria para o Robério. Na verdade, Robério por ser PSDB deveria estar na oposição, mas não devemos entrar em negociações em termos locais. Já tinha duas assinaturas e precisava para a Presidência da Câmara, de mais duas. Acho que ele confiou demais. O Robério saiu da minha casa ciente que ele seria o segundo secretário da mesa. Ficou acertado. O governador, não disse que ia ver, garantiu que ele seria. ”
Acontece, explicou Izalci, que “tinha três assinaturas. Mas o nome do Delmasso (Rodrigo Delmasso) não foi retirado. Estava na chapa. Não sei se o governador acertou com o Delmasso o combinado com o Robério. A decisão é do deputado. Não houve interferência nem de Aécio, nem de Alckmin. Não há nenhum compromisso com relação ao DF.”
Candidatura Própria
O PSDB do DF terá candidatura própria ao Governo de Brasília. “Estou trabalhando num projeto que pretendo concluir para apresentar o que devemos fazer nos 100 primeiros dias de governo. É uma proposta. Não dá para fazer acordo em cima de nomes. Tem que ser em cima de projetos. E é o que nós estamos fazendo. Esta aí o resultado do DF destruído e tem que ser recuperado. O compromisso é com o Distrito Federal. Temos 300 mil desempregados, 130 mil jovens que não estão estudando, nem trabalhando. Hoje é a terceira cidade do país, com 3 milhões de pessoas e não temos emprego. ”
Izalci disse que o PSDB apresentou ao Michel Temer, “e eu também apresentei, as considerações para o partido estar com o Governo.” Deixou claro que, da mesma forma, “também entreguei ao governador as condições do PSDB do DF: implementar o projeto de desenvolvimento econômico e, entre outras coisas, acesso as diversas áreas do Governo, regularização das terras. Hoje existem mais de mil condomínios irregulares. ”
Segundo deputado Tucano, “nós temos uma proposta concreta, elencamos 15 pontos e entregamos ao governador de Brasília. Se ele cumprir, nós vamos ajudar o DF. Nós temos quadros para isso. E um dos pontos é o afastamento do PT do governo. Foi quem provocou essa tragédia toda. Como o PSB não tem quadros, todos os servidores do PT foram mantidos nos cargos, no Governo. A saída desse pessoal é uma das condições para que a gente possa ajudar o DF. ”
Agência Digital News com blog Edgar Lisboa
Comentários