Pular para o conteúdo principal

Notícias do Planalto Central

Reconhecimento

A semana começou com medalha pra todo mundo.
Personalidades que contribuem para a Capital, os melhores  foram agraciados com a medalha Mérito Economia,  Mérito Legislativo, Mérito Buriti e ainda  prêmio da Associação de Mulheres de negócios.

Presente

O II Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, oferecido pela Comissão de Direitos Humanos da CLDF  condecorou personalidades da esquerda brasiliense. Marielle vai estar ‘presente’ na vida dos homenageados.

Transparência

A Controladoria-Geral do DF atingiu pela primeira vez em sua história em que todos os 96 órgãos e entidades do GDF alcançaram  juntos 100% índice de transparência ativa. A frente  da Controladoria está o competente Paulo Martins. Congratulations!

Forte e avante

Na quarta-feira teve confraternização do Avante. Paco Britto presidente do Partido mais uma vez muito prestigiado, manteve-se em evidência e parece não abrir mão de seguir na parceria com o governador. A chapa que venceu em 2018 pode se repetir em 2022.

Blefe 1

O PT lançou pré-candidata ao GDF: A sindicalista do (SINPRO-DF).  Sem representação nas ruas o Partido que tinha em torno de 30% do eleitorado cativo , agora briga para não perder a possibilidade de eleger parcos distritais. O evento foi no Bar do Calaf. Tradicional reduto petista. Não poderia ser diferente né?

Blefe 2

O senador Izalci Lucas, dono do PSDB-DF insiste em disputar a cadeira de Ibaneis. Desta vez falam em até numa frente ampla com a esquerda socialista de Leila e PSOL. O tucano lançou sua pré-candidatura numa discrição total, ninguém ficou sabendo. Lembrando que o senador está no meio do mandato no legislativo federal e não tem nada a perder com uma candidatura. Quer mesmo é participar da festa democrática eleitoral. O egajamento do senador será maior numa possível campanha de Sérgio Izalci para distrital.

Oposição

Chico, Arlete, Félix,  Veras, Grass, Pedrosa e Jorge Viana, somente o Vigilante  e Félix deverão manter suas cadeiras na CLDF, isto porquê Arlete e Viana tem atuações modestas, Veras está muito bem para a Câmara dos Deputados . Leandro Grass vai se aventurar ao Buriti.  Já Eduardo Pedrosa vai depender da nominata e da Eliana Pedrosa.

Virada do ano

A correria da campanha  faz com que muitos políticos tenham agenda bem puxada neste fim de ano. Ninguém quer passar desapercebido e virar o ano sem visitar as bases.
Por isso, almoços,   jantares e confraternizaçoes devem ser dobradas e até triplicadas na agenda diária de um político convencional. Dá preguiça até de acompanhar nas mídias sociais a correria.

Dificuldades

Diante das dificuldades oriundas da clausula de barreira, há deputados que avaliam definitivamente mudar seu domicílio eleitoral e “pegar o beco” da Capital para poder se garantirem no legislativo.  Eita que a mosca azul vicia.

PO

O ex-governador Paulo Octávio está com 71 anos e mais ativo que nunca. Foi visto ladeando o governador Ibaneis Rocha(MDB)  em muitos dos concorridos eventos da semana. PO é filiado do PSD e  “está dentro” das articulações podendo ocupar posição majoritária nas eleições do ano que vem. O PSD tem o distrital Robério Negreiros (deve vir a federal), Agaciel Maia  e ainda o ex-vice governador Renato Santana como figuras destacadas. Será que a sigla faz mais um deputado? O empresário quer lançar seu filho a uma vaga de deputado federal.

Família forte

Outro articulador de peso da capital federal  é Tadeu Filipelli, presidente de honra do MDB-DF. Tadeu é um dos quatro personagens mais influentes na construção de uma chapa competitiva para 2022. Tudo sinaliza para um “dobradinha” com sua nora Ericka Filipelli (Secretaria da Mulher do GDF). Ele para deputado federal e ela distrital ou vice versa.

Moral

Pastores e comunidade evangélica estão com muita moral no governo federal. Mas, o pastor Claudio Duarte ainda mais, já que receberia a comenda (Visconde do Rio Branco) na quarta(08) aqui na Capital, mas só recebeu na sexta-feira(10) e das mãos do próprio Presidente da República que fez questão do juramento e todo o rigor no trato do reconhecimento dos serviços prestados pelo pastor que tem igreja no Rio de Janeiro e ficou marcado pelo bom humor de suas pregações.

Não há nada que não possa mudar até a próxima edição desta coluna.

“Notícias do Planalto Central ” é uma coluna dedicada aos nossos leitores publicada todo domingo no Portal DFMobilidade Nela você fica sabendo de todos os bastidores da política do DF e das notícias de interesse da sociedade brasiliense, direto do Planalto Central. A coluna é assinada pelo Editor do Portal DFMobilidade, Jornalista e Economista Hamilton Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS FISCAIS DA NET PUB TEM CARIMBOS DIFERENTES EM OUTROS GABINETES

Filipe Nogueira Coimbra, ex-servidor do gabinete da deputada Sandra Faraj e proprietário da NetPub, nega que tenha atestado o recebimento na última nota fiscal, que emitiu durante contrato de prestação de serviços com a parlamentar. Segundo ele, o carimbo não confere com o modelo utilizado pela empresa, nem mesmo a assinatura. Mas documentos similares, aos quais o blog teve acesso, mostram que a prática é comum entre seus clientes. Um deles foi emitido em janeiro deste ano, a um deputado federal de São Paulo, observem que a assinatura é bem diferente daquelas que Filipe aponta como original e,  carimbo utilizado apenas o ateste de PAGO. Filipe precisa esclarecer também porque trabalhou por quase dois anos no gabinete da parlamentar e só agora, após a exoneração, tirou da gaveta a suposta cobrança dos valores. A ligação de Filipe e o ex-chefe de gabinete, Manoel Carneiro, também deve ser desvendada, ainda mais agora depois que o Correio Braziliense revelou vídeo que flagrou

ECONOMIA E A LEI DA ESCASSEZ

Introdução Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital (este deve ser entendido como máquinas, edifícios, matérias-primas etc.) fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres". Bastaria fazer um pedido e, pronto, um carro apareceria de graça. Na realidade, ocorre que a escassez dos recursos disponíveis acaba por gerar a escassez dos bens - chamados "bens econômicos". Por exemplo: as 

Monopólio Artificial e Monopólio Natural, você sabe qual a diferença?

Hamilton Silva é jornalista e economista O monopólio natural  Um monopólio pode ser natural ou artificial.  No primeiro caso, o monopólio é consequência de que é o monopolista que melhor oferta o valor – um bem ou serviço – naquele contexto. O monopólio natural não conta com nenhuma barreira protetora ou privilégio; é simplesmente a melhor das possibilidades disponíveis no momento. Isto é, dadas às circunstâncias, qualquer um pode tentar competir diretamente com o monopolista, mas enquanto não ocorre isso é ele quem melhor satisfaz as necessidades dos consumidores, dadas as alternativas.  Se certo cirurgião é o único cirurgião no mundo que realiza o transplante de um determinado órgão vital, ele detém o monopólio desta habilidade. Do mesmo modo, outros valores cuja oferta é naturalmente restrita são monopólios naturais.  Se um monopólio natural traz ao monopolista benefícios especialmente grandes, estes benefícios chamarão a atenção da sociedade, que canaliza